Iniciando nossa caminhada no Resenhas Urbanas de uma maneira não muito comum, falando de algo novo.(Só tem 1 ano que foi lançado!)
Sim, caro leitor!
Você que está acostumado a ler resenhas antigas pelo Resenhas Caipiras deve estar se corroendo por dentro e achando que esse blog é uma m*rda, que tudo está perdido, pois a nostalgia foi corrompida dando lugar ao mainstream zuper comercial...
Sinto lhe desapontar, caro leitor, mas não nos rendemos ao comercial e não estamos fazendo marketing para empresas.
Inclusive começamos nossas resenhas por um jogo que, apesar de novo, trás uma extrema nostalgia para quem tem por volta de seus 25 anos e cresceu caçando moedinhas e salvando bichinhos de capsulas malévolas! (?)
Hoje vamos falar do Sonic Generations, jogo comemorativo do porco-espinho azul, que encantou muita gente nos anos 90 e que veio desencantando nos últimos tempos.
Pois é, o tempo passou, os jogos evoluiram e tudo mais, mas é no retorno ao passado que a Sega apostou para presentear o Sonic (e sua legião de fãs) pelos seus 20 aninhos!
A ideia da Sega é revisitar clássicos do passado e trazer os tão desiludidos fãs do Sonic clássico para os novos consoles.
Será que a mistura do Sonic antigo, gordinho e 2D com o Sonic mais atual, magro e 3D agradará tantos aos nostálgicos como aos novos fãs?
VAMOS AO REVIEW
Só de encostar na caixa do jogo, já senti cheiro de nostalgia; ao ligar o videogame só faltou aquele famoso SEEEEGGAAAAAA que aparecia ao ligar o Mega Drive. O jogo se faz histórico desde as primeiras cenas, quando o Sonic versão '90 aparece gordinho e mudo, como era há vinte anos.
Falando sobre o início do jogo, somos levados a algumas CG's que mostram o porquê de existir esse jogo: por algum motivo o monstro chamado de Time Eater transporta o Sonic clássico para a atualidade.
Já na atualidade, Tails corre muito para avisar todos os amigos de Sonic que o ouriço já está a caminho de sua festa surpresa. No meio da comemoração, o mesmo Time Eater aparece e leva os amigos de Sonic para outra dimensão.
E quando digo TODOS os amigos de Sonic, é realmente isso, até aqueles com participações menores - os que não aparecem nessa cena inicial aparecerão no decorrer do jogo como chefes ou até em cartazes de desaparecidos! É muita coisa para meu coraçãozinho que parou nos anos 90!
Voltando ao jogo, logo de cara você perceberá que para escolher as fases, tem que correr até cada uma. Tudo está branco, sem vida e sem nenhuma cor, já que Time Eater parece ter interferido em todo o ambiente de Sonic, além de sumir com seus amigos.
A ideia do jogo se desenvolve sobre esse enredo, o Sonic clássico sem saber inicialmente onde está e o Sonic atual tentando encontrar seus amigos e descobrir o que está acontecendo.
AS FASES
Comparativo da fase Green Hill Zone 2D clássica com a nova versão 3D.
Todas as fases do jogo terão sua versão 2D e 3D. É fantástico jogar a Green Hill Zone novamente, dessa vez em 3D, ou a belíssima City Escape do Sonic Adventure 2 para Dreamcast em 2D (com direito ao Sonic clássico andando de skate!)
Todo fã de Sonic que se preze sabe que tudo começou nos verdejantes campos da Green Hill Zone, e com certeza um jogo que visa celebrar o aniversário do porco-espinho NÃO PODERIA começar por outra fase! Que clássico! - na versão 2D, muitos elementos o farão lembrar da velha Green Hill Zone para Mega Drive.
Mas não pense que tudo está igual. Rapidamente percebe-se o belíssimo trabalho da Sega com o visual do jogo, que está estonteante, até nos pequenos detalhes, como os graciosos movimentos das piranhas que ficam esperando o pobre Sonic passar pelas pontes de madeira (sim, elas voltaram).
Já na versão 3D, Green Hill Zone mantém todo seu charme com um belo toque de tecnologia. Particularmente, apesar de ser saudoso, adorei como o jogo transportou as fases 2D para o 3D, pois a Sega conseguiu manter todo o charme das fases antigas com um toque de século 21.
Bom, claro que não vou contar toda a história do jogo e nem como se passam as fases, mas já adianto que, apesar de serem apenas 9 fases, muita coisa terá de ser feita, uma vez que existem 90 missões que desbloqueiam diversos extras.
RELEMBRANDO A INFÂNCIA
City Escape de Sonic Adventure 2 está de volta! |
MISSÕES PARALELAS E EXTRAS
Uma das coisas mais legais do jogo são as missões extras, que vão desde apostar uma corrida com outros personagens (mesmo contra outro Sonic), até ter que passar uma fase inteira com apenas uma moeda.
Passando por essas missões, você libera diversas coisas, como músicas dos jogos antigos, imagens e histórias dos personagens.
Outra coisa legal também é que ao passar pelas fases, ganha-se pontos que podem ser usados para comprar diversos poderes para Sonic, além de liberar o jogo Sonic The Hedgehog. SIM, caros leitores, vocês poderão jogar o clássico de Mega Drive integralmente no seu console de última geração (apesar de essa não ser uma experiência totalmente nova, já que o jogo também está presente na coletânea Sonic Ultimate Genesis Collection, que conta com 40 clássicos e foi lançada pra Xbox 360 e Playstation 3)!
O único contra é que apesar de toda a tecnologia presente nos consoles atuais, a Sega não fez um save point, ou seja, uma vez que você desliga o aparelho, terá de começar tudo de novo, assim como no Mega Drive...
PARA TERMINAR...
Depois de longos anos de espera, finalmente podemos dizer que temos um grande jogo do Sonic para apreciar nos novos consoles. A jogabilidade de ambos os Sonics está excelente e não deixa desejar em nada, mesmo se você estiver acostumado com algum dos Sonics, você não terá dificuldade para jogar com o outro Sonic, a Sega acertou em cheio nas duas versões.
Com grande dose de saudade, mas sem deixar as inovações pra trás, Sonic Generations já pode ser considerado uma obra prima da legendária Sega.
Joinha pra Sega!
Nenhum comentário:
Postar um comentário