09/09/2013

World of Mixed Martial Arts 3





Já pensou em ser o Dana White ou ter sua própria organização de MMA?
Acha que se você fosse o dono de alguma outra organização o UFC nem de longe seria a maior delas?

Pois está na hora de botar o seu lado presidente para fora e dar uma chance ao World of Mixed Martial Arts 3!

O jogo, pouco conhecido, é feito por uma empresa chamada Grey Dog Software, que é responsável também pela um pouco mais famosa série de wrestling chamada Total Extreme Wrestling, mas que provavelmente você, querido leitor, também não conheça.


A IDEIA

A ideia do jogo que é você se torne um CEO de uma organização de MMA, como o UFC ou o falecido Pride.
No jogo base, isso é, sem mods, temos a disposição 10 organizações espalhadas por vários lugares do globo, incluindo uma organização brasileira a Fight League Brazil.
O jogo em si não tem um objetivo a ser alcançado, ficando a critério do jogador qual é o objetivo a ser conquistado.
Por exemplo, com a Fight League Brazil, seu objetivo pode ser conquistar novos mercados e se tornar mundialmente conhecida, o que realmente demandará tempo, já que a empresa começa o jogo sendo conhecida apenas numa pequena parte da América do Sul, ou você pode pegar a ALPHA-1, que tem diversas semelhanças com o Pride e é a mais rica do jogo e tentar contratar todos os melhores lutadores do mundo.
Mesmo sem um objetivo especifico, o jogo é muito legal, pois você sempre terá diversas coisas para fazer, como por exemplo, negociar contratos com novos lutadores, agendar eventos e as lutas que ocorrerão, buscar acordos com redes de televisão para que seja feito um programa com seus lutadores(como o Ultimate Fight Brasil, por exemplo) e até contratos de pay-per-view, que costuma ser sua maior fonte de renda no jogo.

GRÁFICOS, QUE GRÁFICOS?

Para quem gosta de gráficos, este jogo pode ser desapontador, já que a jogabilidade é totalmente baseada em textos que aparecem na tela; Mesmo nas lutas, o que o jogador verá é um texto indicando o que está acontecendo no momento. As representações dos personagens são feitas através de fotos no perfil e no jornal do jogo, que descreve fatos que ocorreram no mundo do game.
Isto pode até ser desapontador para quem está acostumado com séries como EA MMA ou UFC Undisputed, porém devemos nos atentar que o foco aqui é o gerenciamento de uma organização, sendo comum jogos desse tipo optarem por este tipo de jogabilidade.


OS LUTADORES

Para quem já está acostumado com jogos text-based ou não ligar para gráficos, o jogo poderá trazer experiências extremamente agradáveis, é muito legal buscar novos lutadores para sua organização e vê-lo crescer em busca do cinturão, ou ser uma decepção total e perder para lutadores que parecem ser mais fracos.
Diversos fatores influenciam na performance dos lutadores, o principal são as skills, que são divididas entre 30 habilidades que vão desde o condicionamento físico até o nível de marketing que esse lutador possui, passando por diversas habilidades de luta como nível de ataque em submissões e força do chute.
Cada lutador parece ser realmente único, podemos encontrar desde lutadores de jiu-jitsu com skills enormes em derrubar o oponente ou um boxeador que tem o treino básico para se defender de tentativas de quedas.
Outro fator importante também e o tempo de preparação que o lutador terá até o dia da luta, alguns lutadores, por exemplo, não aceitarão lutar caso você decida criar um evento para daqui duas semanas, pois os mesmos preferem ficar pelo menos 1 mês treinando e perdendo(ou ganhando) peso.
E uma grande adição desta versão, que também tem influencia no resultado das lutas é a skill destiny, essa skill na verdade é oculta e muda cada vez que você iniciar um save. Um nível alto desta skill pode fazer com que um lutador que não seja tão hábil possa ganhar de um lutador melhor por estar treinando melhor, assim como um nível baixo faz com que um lutador possa ter dificuldades em ficar na sua faixa de peso, perdendo assim uma disputa por cinturão por não estar no peso no dia da pesagem dos atletas.
Essa adição foi muito bem recebida, já que adiciona um fator de replay bem maior do que nas versões anteriores.
Vale lembrar também que no jogo base, os lutadores e organizações são todos fictícios, apesar de alguns serem claramente inspirados em organizações ou lutadores da vida real.
Mas esse é, por incrível que pareça, um dos pontos fortes do jogo.
O mundo de WMMA 3 é muito vivo, as "fotos" dos lutadores são realmente únicas e depois de um tempo fica bem fácil distinguir quem é quem apenas pela foto, todos os lutadores já vem com uma biografia, contando um pouco da história do mesmo, o que adiciona bastante em profundidade no game.
Depois de algum tempo de jogo por diversas vezes nos pegamos torcendo para algum lutador por causa da simpatia que temos por sua representação e biografia.

EDITOR DE DADOS

Essa é a mais poderosa ferramenta deste jogo, com o editor de dados você pode modificar toda a estrutura já existente ou criar uma totalmente nova do zero.
O editor de dados permite ao jogador criar e adicionar praticamente tudo dentro do jogo, se você quiser adicionar uma rede de televisão e sua imagem você pode, se quiser incluir você ou algum amigo no jogo você pode, as opções aqui são praticamente infinitas.
Soma-se a isso a boa fanbase do jogo e temos diversos mods para baixar diretamente do fórum oficial do game. Alguns seguindo a temática do jogo com lutadores fictícios e outros adicionando lutadores e organizações reais, como o UFC e o Anderson Silva, por exemplo.
Com tantas opções de personalização, o jogo com certeza ganha muito replay value, o que vale a pena, considerando o próximo quesito, que é o grande defeito do game.

PREÇO SALGADO

Apesar do grande replay value do jogo, o preço pode ser bem salgado se você não for maior de idade e ainda não estiver trabalhando.
Por se tratar de uma empresa indie, que faz apenas jogos text-based, as opções de pagamento são apenas em dólares, no momento que esta resenha foi feita, o jogo havia sido lançado há quase 3 anos e ainda custava U$34,90, não havendo nenhuma redução no valor desde que foi lançado.

MAS VALE?

A pergunta para essa resposta é muito pessoal, posso dizer que WMMA 3 é um dos jogos que mais joguei e me diverti, principalmente quanto ainda tinha um pc ruim para jogos.
Se você não liga para gráficos e gosta de jogos de simulação, recomendo bastante, principalmente pela quantidade de mods disponíveis para o game.
Mas por ser um game fora do usual, uma boa opção seria baixar a demo disponível no site da Grey Dog Software e dai tirar sua própria conclusão se vale ou não a pena.

Na minha opinião:

Joinha pra Grey Dog Software!